terça-feira, 11 de agosto de 2015

Sessões de cinema nas escolas de Gramado



   Durante o 43º Festival de Cinema estão sendo exibidos nos bairros de Gramado curtas produzidos por alunos e professores da Rede de Ensino. As exibições de hoje à tarde aconteceram na Escola Municipal Presidente Vargas, um dos curtas foi “Um próximo amanhecer”. O filme trata de uma história fictícia na qual a presidente do país é sequestrada trazendo diversos olhares sob a realidade dos brasileiros.
Foto: Milena Jahn
   A personagem chamada de Cindy Pop é maltratada por sua madrasta e sua irmã adotiva, mas, quando o menino do qual ela gosta faz uma festa ela descobre que sua sorte irá mudar. A música “Canções de uma sonhadora” é muito presente na vida de Ana, seu sonho é ser cantora, mas, sua mãe não permite, pois seu pai teve um acidente relacionado a música. Troféu: a enrascada - dois irmãos são detetives particulares e investigam juntos o sumiço do troféu do EDUCAVIDEO.
    A professora responsável pelo curta “Um próximo amanhecer”, Camila Rosa, ressalta “O curta foi criado em um momento no qual era muito comum se ler em jornais sobre o escândalo da Petrobrás, o assunto não foi trabalhado diretamente em sala de aula, foram feitas atividades das quais os objetivos eram as criações de roteiro”.
   A professora fala da importância do tema “O assunto foi escolhido pelos alunos, pois era algo que estava em foco na mídia, mostrando ao adolescente que a política tem uma certa empatia com eles e retrata suas vidas”.
   Ela ainda destaca “O curta mostra o acontecimento do sequestro da presidenta, e assim ela submete-se a passar por situações nas quais o povo de classe inferior passava. Os adolescentes que foram responsáveis pelo curta tem, em média, 13, 14 anos”. O roteiro foi criado por uma aluna, que com a ajuda de professores, reuniu em uma única história a ideia da turma, criando assim, o curta.
Professora Camila Rosa
Foto: Milena Jahn
   O projeto EDUCAVÍDEO foi criado em 2011, no começo a ideia era uma oficina para formar professores, e esses chamaram alunos para participarem do projeto e a comunidade aprovou a ideia e incentivou para que fosse possível alunos participarem também. A transdisciplinariedade é bastante usada no projeto, são trabalhos oficinas de cinema, ensinando aos alunos como criar, produzir e gravar um curta, mostrando-lhes passo a passo e auxiliando em todo processo. A equipe do educavídeo é formada pelos seguintes professores: Camila Rosa, Carmen Lúcia de Souza, Ivanilda Simiano da Rosa, Leonardo Peixoto Leandro Lefa e Gustavo Colório.






Judite Souza, acadêmica do 3º Jornalismo da Universidade Feevale.


Nenhum comentário:

Postar um comentário