segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Diretores da mostra competitiva dos curtas metragens gaúchos participaram de debate

Foto: Rosana Silveira

No início da tarde dessa segunda-feira (10), ocorreu na Sociedade Recreio Gramadense um debate entre os diretores dos curtas gaúchos que participaram da mostra competitiva no 43º Festival de Cinema de Gramado. O mediador da coletiva foi o apresentador e crítico de cinema Roger Lerina.
Os diretores de todas as produções participaram da atividade, apresentando a sinopse do curta e também destacando o elenco, desafios e a construção do roteiro. Na categoria de mostra competitiva os gêneros das produções participantes variaram entre documentários e ficção. No encontro de diretores, as produções que mais tiveram destaque e que despertaram a curiosidade do público presente, foram: “A arte da Loucura” que mostrou um grupo de atores italianos em residência artística em Porto Alegre, durante cinco dias se encontraram no Hospital Psiquiátrico São Pedro para ensinar Teatro;   “Madrepérola” levou para as telas a questão de pessoas acima do peso, consideradas fora dos padrões determinados pela sociedade, o curta mostrou como mulheres se sentem relação a isso, com o objetivo de quebrar os estereótipos empregados pela sociedade; e “De Que Lado Me Olhas” documenta a questão das pessoas como um gênero ou até mesmo transgêneros, relatando a construção de identidade das pessoas. Essas três produções chamaram a atenção por tratar de assuntos sociais e que por vezes são tratados com menosprezo por parte da sociedade. Então a construção dos roteiros e o elenco foram temas discutidos pelos produtores de outros filmes competidores.
A exibição dos 19 filmes concorrentes nessa edição aconteceu no sábado (8) e no domingo (9), no Palácio dos Festivais.
Os vencedores dessa categoria no Festival recebem o Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra de Curtas Gaúchas e foram revelados na noite de ontem (9). A produção em destaque foi de Lucas Cassales, “O Corpo”, que garantiu quatro prêmios: fotografia, roteiro, direção e melhor filme.  
Em entrevista exclusiva à equipe de Agecom, o crítico Roger Lerina falou que “ano após ano, aqui no Festival de Cinema de Gramado a gente consegue ter um panorama, bastante amplo da produção, eu acho que tem melhorado, literalmente a olhos vistos. Porque a gente vê que a atuação dos cursos de realização audiovisual aqui no estado está rendendo frutos interessantíssimos, os alunos estão produzindo filmes, às vezes, trabalhos de conclusão de curso com uma qualidade que não deixa nada a desejar”. Lerina ainda destacou que muitas produções gaúchas possuem qualidades para participar de mostras e competições em outros festivais nacionais e internacionais, e ainda lembrou: “No ano passado o filme que ganhou a competição nacional de curtas metragens (Se Essa Rua Fosse Minha), era um filme de estudantes, uma galera da Unisinos”. Roger ainda falou que gostou dos premiados da categoria de curtas gaúchos desse ano e completou: “ ‘O Corpo’ levou o melhor filme, melhor roteiro, melhor fotografia e melhor direção. Foi muito merecido, um filme que tem uma qualidade incrível, é um filme que brinca com a questão de gênero e que está concorrendo na categoria de mostra nacional também”.

Confira a lista dos vencedores em 2015:
Melhor Produtor: Clara Moraes, por “Madrepérola”
Melhor Edição de Som: Daniel de Bem, por “Pele de Concreto”
Melhor Música: Bebeto Alves, por “Rito Sumário”
Melhor Direção de Arte: Eder Ramos, por “Da Vida Só Espero a Morte”
Melhor Montagem: Daiane Marcon e Daniel de Bem, por “Pele de Concreto”
Melhor Fotografia: Arno Schuh, por “O Corpo”
Melhor Roteiro: Lucas Cassales, por “O Corpo”
Prêmio Exibição Curtas Gaúchos RBS TV: “Consertam-se Gaitas”, de Ana Cris Paulus, Boca Migotto e Felipe Gue Martini
Melhor Atriz: Gabriela Poester, por “Bruxa de Fábrica”
Melhor Ator: Carlos Azevedo, por “Rito Sumário”
Melhor Diretor: Lucas Cassales, por “O Corpo”
Melhor Filme: “O Corpo”, de Lucas Cassales

Ubiratan Júnior, acadêmico do 3º semestre de Jornalismo na Universidade Feevale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário