quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Globo procura projetos para ajudar na coprodução e financiamento de documentários


Uma parceria entre a Globo Filmes e a Globo News está procurando e recebendo propostas de novos projetos para financiar e ajudar na coprodução de documentários. Simone Oliveira, representante da Globo Filmes, e Renée Castelo Branco, representante da Globo News, ministraram uma palestra na Sociedade Recreio Gramadense na tarde de terça-feira, dia 11, onde explicaram o processo de avaliação dos projetos que serão vistos e da etapa de ajuda na coprodução desses documentários, além de responder inúmeras perguntas de diretores e produtores.
Em 2013, mais de 5 milhões de telespectadores assistiram documentários exibidos no canal de TV por assinatura Globo News. A audiência ultrapassou em 21% a média entre 2013 e 2014. Já que poucos documentários fizeram sucesso durante vários anos, um dos objetivos da parceria é fazer com que os brasileiros assistam mais documentários no cinema e na televisão. O documentário “Sobral” levou apenas 4.403 pessoas ao cinema, mas foi visto por 342 mil pessoas na Globo News, número 70 vezes maior. Já o documentário “Tim Lopes” teve um público de 1.248 pessoas no cinema, enquanto isso contou com 117, 71 mil espectadores na Globo News e 5 milhões na Globo. 
A ideia principal é abranger temas que possam ser vistos pelo máximo número de pessoas possível, o que seria o caso de temas sociais, culturais, biográficos, políticos e de natureza. Os projetos serão apresentados para os diretores dos canais e também precisam ter alguns requisitos como ter uma temática e produtora brasileira, ser inscrito na Ancine e já possuir um teaser, imagens, ideias e o máximo de material possível para os avaliadores poderem, além de julgar, preparar novas ideias em cima do projeto e já pensar em como poder ajudar na produção. Os orçamentos que serão financiados pela Globo giram em torno de 200 mil a 2,5 milhões de reais. Já são 19 projetos em produção em 2015. Muitos deles estão no eixo Rio-SP e essa expansão de divulgação é justamente para encontrar projetos fora desse eixo. Chamadas na Globo News e coberturas jornalísticas também auxiliaram durante o processo de produção e de divulgação dos documentários.
Simone, da Globo Filmes, ressaltou o que a Globo pretende com essa ação, “A gente vai estar ali para dar o suporte e as ferramentas que precisar. Não queremos apenas colocar a nossa marca, queremos participar”.
Já Renée, da Globo News, falou sobre o companheirismo e a preocupação em querer ajudar durante a produção dos documentários que serão escolhidos para serem financiados, “Se a gente se convencer que vai ficar bacana, vamos entrar mais a fundo para ver se vai dar certo. A ideia é começar praticamente juntos no documentário. Não estamos comprando apenas para ocupar espaço na grade de programação. As pessoas serão quase como se fossem um colega meu de trabalho”, enfatizou.


Cleisson Moraes, acadêmico do 1° semestre de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário