sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Pela primeira vez no Festival, ator Breno Nina fala de seu trabalho e expectativas

Foto: Daiane Rodrigues


  O longa-metragem “O Último Cine Drive-In”, do diretor Iberê Carvalho, é uma das películas concorrente ao Kikito no 43º Festival de Cinema de Gramado. Na trama o jovem operário, Malandrando, interpretado pelo ator Breno Nina, retorna a sua cidade natal por conta do estado de saúde de sua mãe. Chegando à Brasília ele reencontra seu pai, que é proprietário do último Cine Drive-In na cidade e decide manter o cinema, mesmo que já não havia grande números de espectadores, como nas décadas passadas.
  Breno Nina, que foi o protagonista do filme, conta que começou no teatro aos 13 anos de idade e sua primeira experiência com o cinema foi na faculdade, aos 18 anos, atuando em curta-metragem de amigos e colegas.
  Breno revela que quando foi convidado para participar do longa e ser o protagonista, o diretor Iberê Carvalho, pediu para que o ator que iria interpretar Malandrando, entendesse que aquele era o projeto da vida dele e não mais um filme que está sendo feito e o interprete respondeu: “Então ótimo, vai ser meu primeiro protagonista, meu primeiro longa na verdade, vai ser o trabalho da minha vida também”.
  O artista conta que se entende bem com o diretor que se preocupava com o bem-estar do elenco, ao ponto de parar a gravação ao sentir que o ator/atriz pode ser ajudado para render mais e chegar à onde o filme precisa. Além disso, ele dá muita liberdade autoral para o conjunto. “É um grande privilégio trabalhar com ele. Muito aprendizado, muito enriquecedor saber que eu estava trabalhando com alguém que estava ali, do meu lado, me ajudando”, destaca Breno sobre o trabalho com o diretor.
  O brasiliense participa pela primeira vez do evento, “O Festival de Gramado todo mundo conhece, todo mundo ouviu falar. Desde a época que eu fazia teatro já tinha noção do que era e com o tempo fui acompanhando mais, fui sabendo mais. E se um filme ganhou um prêmio em Gramado ou ator ganhou em Gramado, então eu ia assistir”, enfatiza o ator, que completa: “O filme entrar em Gramado para mim é meio que um sonho assim, tipo, ‘caramba, que bacana!’, depois de muitos anos acompanhando a distância, depois de muitos anos sendo inspirado pelas coisas que passam por aqui e poder vivenciá-los” afirma Breno.
  Amanhã (15) à noite ocorre a cerimônia de premiação no Palácio dos Festivais, e quando questionado sobre as suas expectativas para o Kikito de Melhor Filme e/ou Melhor Ator, “estou pensando em fazer um passeio de cavalo amanhã de manhã ou qualquer coisa que me distraia para não pensar nesse assunto”, brincou o ator.


Ubiratan Júnior, acadêmico do 3º semestre de Jornalismo na Universidade Feevale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário