terça-feira, 11 de agosto de 2015

Secretarias da Prefeitura de Gramado falam sobre o Festival


Foto: Sheila Machado
  
  Na manhã desta terça-feira, dia 11, o secretário do Meio Ambiente, Márcio Coracini, o secretário de Trânsito, André Castilhos dos Reis, e a secretária do Turismo, Kalinka Moz Silveira, conversaram com a Feevale na Prefeitura Municipal de Gramado em relação a parte externa do 43° Festival de Cinema de Gramado. A conversa também contou com a presença do assessor de comunicação da Prefeitura, Ricardo Bertolucci.
   
Secretário do Meio Ambiente, Márcio Coracini
Foto: Vinicius Carvalho/Feevale
  O secretário do Meio Ambiente, Márcio Coracini, ressaltou a preocupação com o aumento da produção de lixo durante os dias do Festival, “Normalmente, uma semana antes dos eventos, como o Festival de Cinema, acontece um aumento da frota da limpeza e das horas que o caminhão passa para recolher o lixo. Em um dia normal, Gramado consome 42 toneladas de lixo. Já nos dias do Festival, essa quantidade aumenta para, em média, 80 toneladas. Ou seja, quase o dobro. E esses números aumentam 20% a cada ano que passa”, disse.
  
André Castilhos dos Reis, secretário de Trânsito
de Gramado   Foto:Vinicius Carvalho/Feevale

  André Castilhos dos Reis, secretário de Trânsito, explicou as características particulares que Gramado criou para pedestres e turistas terem mais tranquilidade e comodidade em relação ao trânsito como, por exemplo, não ter semáforos na cidade e aumentar as calçadas, “Notamos que, se Gramado tivesse sinaleiras e muitas lombadas, o trânsito ficaria muito parado. Aumentamos a calçada da Avenida São Pedro e estamos aumentando em outras ruas, assim os pedestres podem ter a consciência de deixar seus carros em casa e ter mais espaços para circular nas calçadas do centro. Procuramos fazer tudo pensando em como deixar o trânsito da cidade o menos congestionado possível e sempre fluindo bem. Já teve épocas em que se demorava quase três horas para atravessar a cidade de uma ponta a outra. Agora uma carreta enorme consegue atravessar, tranquilamente, em quinze minutos”, disse.
   O secretário também falou sobre o esquema que foi montado para vigiar as ruas da cidade, “Atualmente, contamos com quatorze câmeras em full HD que vigiam as principais ruas da cidade, o que vêm nos ajudando muito”, ressaltou. Para finalizar, André disse que a secretaria de Trânsito tem trabalhado nas escolas para conscientizar os alunos desde cedo em como se comportar no trânsito. “Nós levamos agentes em escolas para educar, também, os alunos de como funciona o sistema na cidade em relação a faixa de pedestres, rotatórias e a atenção necessária para que eles possam circular com cuidado e segurança na cidade”, completou.
Secretária de Turismo de Gramado,
 Kalinka Moz Silveira  Foto: Vinicius Carvalho/Feevale

   A secretária do Turismo, Kalinka Moz Silveira, falou sobre a vinda dos turistas para Gramado durante os dias do evento e já adiantou uma novidade que deve estar pronta no Festival de Cinema do ano que vem, “Os visitantes sempre vão ter novidades no Festival e na cidade. A expectativa é que tenhamos um acréscimo de 20% de turistas em relação ao ano passado, com cerca de 300 mil visitantes passando pelo Festival. Para o próximo ano, queremos inaugurar o Museu do Festival de Cinema, que ficará ao lado do Palácio dos Festivais”, disse.

Cleisson Moraes, acadêmico do 1° semestre de jornalismo da Universidade Feevale


Nenhum comentário:

Postar um comentário