terça-feira, 11 de agosto de 2015

Feevale entrevista a Secretaria de Turismo de Gramado


Confira algumas curiosidades da cidade em um bate-papo com a turismóloga Bárbara Konrad


Foto: Sheila Machado
            A manhã dessa terça-feira, 11, começou com bastante neblina na cidade de Gramado e mesmo com a má visibilidade dos principais pontos os visitantes não deixaram de tirar suas fotos para recordação. Para saber um pouco mais sobre o turismo de Gramado nessa época do ano fomos até a Secretaria de Turismo que fica na Prefeitura Municipal da cidade.
Conversamos com a turismóloga Bárbara Konrad que nos trouxe algumas curiosidades e dados relevantes sobre a agitação durante esses dias do festival.  Perguntamos sobre como ficava a rotina da cidade e da população ao promover um evento tão conhecido como esse, Bárbara disse que o cidadão já está acostumado com o fluxo intenso de visitantes, especialmente por causa do natal, que é um evento que dura cerca de 3 meses e recebe cerca de um milhão e meio de visitantes.
Sobre a recepção que os turistas recebem na cidade, a turismóloga explica: “Gramado sempre foi um povo com visão, desde os anos 1970 os alunos das escolas municipais já aprendem sobre turismo, hospitalidade e empreendedorismo (também em algumas escolas da rede particulares)”.
A pequena cidade com uma população de 35 mil pessoas, é desprovida de atrações naturais, como sua vizinha Canela que possui a cachoeira do Caracol, por exemplo. Apesar disso, Gramado é uma das cidades mais visitadas do estado e do Brasil, Bárbara comenta que isso se deve ao fato de os gramadenses terem investido em tantas outras atrações como os vários museus e eventos que oferece. Anualmente a cidade fica entre as primeiras colocadas no prêmio de melhor destino turístico, promovido pelo Trip Advisor –site renomado no país no quesito de viagens e turismo-, Gramado que sempre ficava atrás de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro ganhou o posto de primeiro lugar em 2015. Segundo a secretaria, a cidade espera anualmente a visita de 6 a 7 milhões de turistas, motivo de orgulho para a cidade.  



Wendel de Matos, 4 º semestre de jornalismo, Universidade Feevale


Nenhum comentário:

Postar um comentário