quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A crítica cinematográfica é pauta no Festival de Cinema de Gramado

Foto: Cristânia Kramatschek

  No 43° Festival de Cinema de Gramado, foi celebrado os 50 anos do lançamento do livro Trajetórias do Cinema Moderno, de Enéas de Souza a ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul). promoveu um debate com o autor que contou com a mediação de Luiz Zanin e Luiz Carlos Merten. O evento ocorreu na tarde dessa quarta-feira (12), no Hotel Serra Azul, em Gramado.
  O debate, que promoveu o encontro de três gerações da crítica cinematográfica, começou falando sobre o livro de Enéas de Souza, lançado em 1965 o livro reunia análises de cineastas renomados da época, como Glauber Rocha, Michelangelo Antonioni e tantos outros. A obra teve reedições nos anos de 1974 e 2007. O autor aproveitou para divulgar a revista na qual faz parte como um dos editores, a Teorema, que está na sua 25° edição. A revista é semestral e reúne críticas de cinema impressa e independente.
  Entre os assuntos discutidos, um em especial chamou a atenção. Quando perguntado se a crítica do cinema está aos poucos acabando e se tornando algo para poucos, Enéas Souza rebateu, afirmando que no momento em que as críticas vão chegando em novas mídias como blogs e sites especializados, isso é um sinal de que mais pessoas estão consumindo o material. o escritor falou também que hoje em dia o acesso a filmes é muito mais fácil, tendo em vista que podem ser vistos na TV, no cinema, na locadora ou até mesmo através da internet. Segundo Souza esse é o fato que pode fazer com que alguém se torne um crítico mais bem qualificado do que ele mesmo, as ferramentas estão ao dispor das pessoas.

Arthur Schneider, acadêmico do 4˚semestre de Publicidade e Propaganda da Universidade Feevale




Nenhum comentário:

Postar um comentário