segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Entrevista com Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho Foto: Divulgação

Após a palestra “Linguagem cinema e televisão” fizemos uma breve entrevista com o Curador do 43° Festival de Cinema de Gramado, Rubens Ewald Filho, que nos contou um pouco mais do Festival e como os jovens atores se sentem ao serem convidados.

Para você que é curador o que representa o festival?
“O festival existe há 43 anos, então eu fui um dos primeiros a vir, eu já sou um veterano, acho que eu vim no terceiro ou quarto festival e dali em diante fui um frequentador assíduo de Gramado. Tenho uma relação afetiva, primeiro porque é fácil gostar de Gramado, segundo porque foi sempre no Brasil e de vários festivais, este é o sobrevivente que se estabeleceu, ele é um mito. Quando a gente chama os atores jovens para receber o prêmio, eles vêm porque eles querem, o sonho deles era ler a revista e falar “um dia eu vou ganhar o kikito”, então é o único símbolo que a gente tem na verdade, o sucesso de carreira. Mesmo a Marília Pêra, homenageada dessa edição, quando eu falei com ela, ela disse “até que enfim”, então para você ver como é importante. Então no momento em que o festival tinha dado uma baixa e estava com filmes muito difíceis, que faziam com que as pessoas reagissem muito mal, me chamaram para dar uma revigorada.

Como funciona a seleção de filmes para quem quer participar do festival?
“Há uma inscrição e ele passa para uma seleção na qual eu faço parte e escolhemos os filmes. Apenas isso”



Júlia Pires Jenei, 2° Semestre de Publicidade e Propaganda

Nenhum comentário:

Postar um comentário