sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Entrevista com a Secretária de Turismo de Gramado

Nesta manhã, a Secretária de Turismo de Gramado Rosa Helena Volk concedeu uma entrevista para a equipe da Agecom. Ela nos contou como Gramado se prepara para receber um evento como o Festival de Cinema. Confira a entrevista:


Secretária de Turismo Rosa Helena Volk
Foto: Mariana Iablonowsky
 – Como a cidade de Gramado se prepara para sediar grandes eventos como o Festival de Cinema?
 A cidade de Gramado tem uma dívida de gratidão para com o Festival, foi ele que colocou a cidade na mídia Nacional, no circuito de turismo e cultura e, até hoje, é o evento que mais nos traz mídia espontânea. Para nós é de extrema importância este evento e nos preparamos muito para isso. Nós temos em termos de infraestrutura de cidade, entre hotéis e pousadas, 13 mil leitos e 167 bares e restaurantes, além disso temos um comércio bastante qualificado e muitos atrativos para as pessoas que buscam, além do glamour da sétima arte, atividades e entretenimento.

– Qual a expectativa de público para o último dia do Festival, que acontece amanhã?
 Nós sabemos que desde o início do festival já temos uma grande movimentação na cidade e isso se intensifica a partir da quinta-feira. Esse movimento é perceptível também pela quantidade de eventos que acontecem paralelamente ao festival em toda a cidade, como as festas. Nós calculamos que nos dez dias de evento teremos por volta de 300 mil pessoas em toda a cidade.

– Em relação a crise econômica do País, houve algum impacto no Festival de Cinema?
Foto: Mariana Iablonowsky
 Nós tivemos o mês de julho como o melhor dos últimos dez anos, podemos levar em consideração o aumento das moedas estrangeiras para explicar o aumento da movimentação do turismo interno e pelo fato de Gramado estar bastante inserido na mídia e ter sido considerado o melhor destino turístico do Brasil pelos usuários do TripAdvisor. O Facebook publicou que Gramado é a cidade da América do Sul que tem mais check-in de lua de mel, pelo 5º ano consecutivo ganhamos o prêmio de melhor destino de inverno que a revista Viagem e Turismo promove em todo o Brasil. Acredito que esse aquecimento ainda se manifesta pelo fato da movimentação midiática que faz com que o turista se lembre da cidade. Este incremento ainda se estende no mês de agosto, tanto que a nossa Hotelaria está com 98% de ocupação e tem mantido isso durante todo o período do mês. Desta forma, acho que nesse aspecto nós ainda não sentimos a crise, sabemos que a hotelaria e gastronomia estão muito bem, os parques tiveram um incremento de visitação, mas parece que o comércio já sente um pouco de desaquecimento, conforme o Sindi-lojas e o CDL nos pontua nessa parte. Contudo o Festival de Cinema vem acontecendo de forma ininterrupta por 43 anos e já passamos por muitos problemas e dificuldades que foram até mais difíceis que a falta de dinheiro, como na época em que o Brasil não tinha produção de filmes nacionais, quando foi fechada a Embrafilme, então o Festival está acostumado a vencer desafios.

– Qual a estratégia de abordagem do “Gramado Inesquecível”, que é o atual slogan da cidade? O que torna a cidade de Gramado inesquecível para as pessoas?
  Para se construir uma cidade, um destino específico, as ações devem ser planejadas a longo prazo, e sem possuir inicialmente uma mídia muito forte e com 34 mil habitantes possuindo um orçamento proporcional, sendo uma cidade pequena as primeiras iniciativas e planejamentos são muito importantes. Então, o que se fez; lá atrás, em 1973, muitas decisões já foram tomadas; o nosso plano diretor já foi instituído com a altura dos prédios e o estilo arquitetônico, isso fez com que a nossa cidade não tivesse arranha céus, que todas as casas tivessem um estilo próprio e adequado ao ambiente; também foi instituída a disciplina de educação para o turismo em toda a grade curricular da rede municipal de ensino obrigatoriamente, por tanto o conceito de hospitalidade vem sendo instituído desde aquela época; depois se fez a lei da cidade limpa e a lei da placa; nós não temos outdoor em todo o perímetro do município, não só no centro urbano, isso fez com que a natureza se ressaltasse e tudo que tem aqui foi fruto de empreendedorismo da nossa gente. Estou contando isso tudo porque foi isso que que construiu a nossa cidade, mas o grande diferencial que nós temos aqui é a nossa cidade, o nosso gramadense, aquele que nasceu aqui ou que escolheu a cidade para morar e entende a grande importância que tem o turismo e que hoje movimenta 85% da nossa economia, ela gira em torno da movimenta turística. Nós temos uma cidade limpa, segura, diferenciada e sabemos que temos que tratar bem o nosso turista. Entendemos que o turismo é a arte do encantamento, e quando a pessoa viaja ela quer encontrar isso; eu acho que as pessoas quando vem a Gramado saem daqui encantadas, e é por isso que a cidade se torna inesquecível, aqui o turista é Rei!


Vanessa Garcia, acadêmica do 9° semestre de Relações Públicas da Universidade Feevale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário