quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O jornalista crítico Luiz Zanin comenta a importância do Festival de Cinema





   Luiz Zanin, Jornalista crítico do jornal paulista Estadão, acompanha o festival de Cinema de Gramado desde 1992. Ele conta como era o festival e suas mudanças ao decorrer dos anos, afirmando que o evento no início era somente um festejo com filmes brasileiros, que havia sido praticamente desmanchado pelo governo Collor. Não havendo muita produção, e tendo que se internacionalizar. E que mais tarde, acabou sendo importante para a divulgação do cinema Latino Americano no Brasil.

       Zanin argumenta que o Festival de Cinema de Gramado, acabou encontrando esta forma mista, que faz uma competição de filmes brasileiros e uma de filmes latinos. “Eu acho que realmente essa é a melhor solução, porque hoje em dia o Brasil já tem uma produção muito grande de cinema brasileiros, tendo mais de 100 filmes feitos por ano de longas metragens, e que ao mesmo tempo preservou este diálogo com países da américa latina com a competição latino-americana ”.
   Por último, o jornalista ainda destacou a grandiosidade do Festival do sul “Gramado e Brasília são os dois mais importantes festivais de um país que tem mais de 200 por ano” conclui o jornalista. O Festival por estar na sua 43º edição é um festival consagrado em todo país.



Rosana Tainá Salvador acadêmica do 2º semestre de jornalismo d Universidade Feevale
Foto: Sheila Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário