quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Conhecendo a história do Festival de Cinema de Gramado



O festival é realizado anualmente desde 1973, com sua primeira edição realizada em 10 de janeiro de 1973, ocorrendo no Palácio dos Festivais. A partir da 20º edição começaram a ser exibidos não apenas produções brasileiras, mas também da América Latina. Além disso o festival foi oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema. O reconhecimento do evento se deu a partir da união entre comunidade artística, imprensa, turistas e gramadenses, com o apoio da Prefeitura Municipal de Gramado, Companhia Jornalística Caldas Júnior, Embrafilme, Funarte e as secretárias de Turismo e de Educação e Cultura do Estado.
As primeiras edições foram marcadas pelo sensacionalismo, nudez e uma crise das estrelas que disputavam a fama na serra gaúcha. A partir dessa época Gramado transformou-se num palco onde aconteceram vitórias e crises do cinema nacional. Já nos anos 1980, o festival conquistou o título de um dos maiores do gênero no país, sempre reunindo diversos filmes, pessoas que gostavam de falar de cinema, criação, sonhos, e expectativas de fazer sempre o melhor. Hoje, durante o evento são realizadas discussões, debates, críticas e um grande incentivo à criação de cinema nacional.

O Kikito, que é o prêmio máximo recebido no festival, recebeu esse nome da artesã da cidade, Elisabeth Rosenfeld, que foi também a responsável por sua criação. No começo, ele era o símbolo da cidade, porém anos depois se tornou o prêmio do festival. O Kikito é uma figura risonha que representa o Deus do humor, sendo atualmente confeccionado em bronze.

Judite Souza, acadêmica do 3º semestre de Jornalismo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário