segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Chega ao fim o 43º Festival de Cinema de Gramado

Premiados do 43º Festival de Cinema de Gramado
Foto: Carlos Macedo
  Na noite de sábado (15), no Palácio dos Festivais em Gramado ocorreu a premiação das películas concorrentes em três categorias: Curtas Brasileiros, Longas Brasileiros e Longas Estrangeiros. Na edição deste ano foram 29 produções concorrendo ao Kikito de melhor filme, e em categorias como melhor diretor, melhor atriz, melhor ator, melhor roteiro e entre outras categorias.
  Em um ano que até mesmo o tradicional frio da serra gaúcha deu lugar ao calor, somado a crise na economia brasileira, resultou em um evento menos movimentado em relação aos outros anos. Críticos de cinema também relacionaram a queda de público a escolhas das produções que competiram nesse ano. Alguns críticos até classificaram o festival de Gramado, que é um dos mais importantes da América Latina, como irregular.  Por outro lado, o Festival serviu como cenário de discussão do cinema brasileiro, levando para as salas debates assuntos como acessibilidade nos cinemas, momento do cinema no país e projeções financeiras de investimento para as produções áudio visuais no país. Outra atividade positiva na edição de 2015 do evento, foi o cinema nos bairros, realizado pelo projeto Educavídeo em parceria com a Gramadotur e apoio da Globo Filmes, que contemplou 5 bairros na cidade.
  A cerimônia de premiação teve um atraso de cerca de 45 minutos e o evento com anúncio dos premiados do cinema em 2015 se estendeu até o início da madrugada de domingo (16). Com mais prêmios que concorrentes, houve uma pulverização de troféus nas categorias concorrentes. O filme vencedor da categoria de longas-brasileiros, por exemplo, levou apenas um Kikito a mais do que uma produção que foi considera de mercado comum e que era de uma direção estreante em produções de longas. Vale destacar que nesse edição na categoria de longas brasileiros, com atuação na película "Um Homem Só", da diretora Cláudia Jouvin, a atriz Mariana Ximenes levou para casa o Kikito de melhor atriz,  porém o prêmio para melhor ator da categoria ficou com o estreante em longas, Breno Nina por sua atuação em "O Último Cine Drive-In", de Iberê Carvalho. Outro destaque do Festival foi o curta brasileiro "O Corpo", do diretor gaúcho Lucas Cassales, que além de levar o prêmio máximo na competição de mostras gaúchas, também garantiu o prêmio máximo na categoria de curtas nacionais.
Confira a lista completa dos vencedores:

Longas brasileiros:
Melhor Filme: Ausência, de Chico Teixeira
Diretor: Chico Teixeira, por Ausência
Ator: Breno Nina, por O Último Cine Drive-In, de Iberê Carvalho
Atriz: Mariana Ximenes, por Um Homem Só, de Claudia Jouvin
Ator Coadjuvante: Otávio Müller, por Um Homem Só
Atriz Coadjuvante: Fernanda Rocha, por O Último Cine Drive-In
Prêmio do Júri Popular: O Outro Lado do Paraíso, de André Ristum
Prêmio da Crítica: O Último Cine Drive-In
Roteiro: Chico Teixeira, César Turim e Sabina Anzoategui, por Ausência, de Chico Teixeira
Montagem: Federico Brioni, por Ponto Zero, de José Pedro Goulart
Fotografia: Adrian Teijido, por Um Homem Só
Direção de Arte: Maíra Carvalho, por O Último Cine Drive-In
Trilha Sonora: Alexandre Kassin, por Ausência
Som: Kiko Ferraz e Christian Vaz, por Ponto Zero
 
Longas latino-americanos
Melhor Filme: La Salada, de Juan Martín Hsu (Argentina)
Diretor: Kiki Álvarez, por Venecia (Cuba)
Ator: Gilberto Barraza, por En la Estancia (México)
Atriz: Claudia Muñiz, Marianela Pupo e Maribel Garzón, por Venecia
Prêmio do Júri Popular: Ella, de Libia Gómez Días (Colômbia)
Prêmio da Crítica: La Salada
Roteiro: Carlos Armella, por En la Estancia
Fotografia: Nicolas Ordóñez, por Venecia
Prêmio Dom Quixote: En la Estancia, de Carlos Armella
 
Curtas-metragens
Melhor Filme: O Corpo, de Lucas Cassales
Diretor: Bruno Carboni, por O Teto Sobre Nós
Ator: Matheus Nachtergaele, por Quando Parei de me Preocupar com Canalhas, de Tiago Vieira
Atriz: Giuliana Maria, por Herói, de João Pedone e Pedro Figueiredo
Prêmio Especial do Júri: Haram, de Max Gaggino
Prêmio do Júri Popular: , de Leandro Tadashi
Prêmio da Crítica: Dá Licença de Contar, de Pedro Serrano
Roteiro: Tiago Vieira e Fabrício Ide, por Quando Parei de me Preocupar com Canalhas
Fotografia: Arno Schuh, por O Corpo
Montagem: Chico Lacerda, por Virgindade, de Chico Lacerda
Direção de Arte: Welton Santos, por Miss & Grubs, de Camila Kamimura
Trilha Sonora: Felipe Junqueira e Samuel Ferrari, por Miss & Grubs
Som: Tiago Bello, por O Teto Sobre Nós
Prêmio Aquisição Canal Brasil: 
Dá Licença de Contar 

  O 43º Festival de Cinema de Gramado também homenageou ao longo da semana, nas programações do evento, grandes nomes do cinema brasileiro e latino. Na noite do sábado, dia 08 de agosto, o cineasta Daniel Filho recebeu o Troféu Cidade de Gramado, que destaca nomes que tiveram envolvimento com a cidade gramadense e o Festival, contribuindo para a divulgação de ambos. A grande homenageada nessa edição, foi a atriz Marília Pêra, que na noite de terça-feira, dia 11, recebeu o Troféu Oscarito, que homenageia atores e atrizes de destaque no cinema nacional. Quinta-feira à noite, dia 13, ocorreu a entrega do Kikito de Cristal, que faz referência a grandes expoentes do cinema latino-americano, e nesse ano, foi destinado ao ator, roteirista e diretor Fernando Pino Solanas, que esteve participando do Festival em 1991, ano que da internacionalização do evento. O cearense Zelito Viana é diretor de 16 filmes e também da produtora Mapa Filmes que completa 50 anos nesse ano, recebeu o Troféu Eduardo Abelin na noite de sexta-feira, dia 14, que destaca grandes cineastas, diretores e entidades do cinema brasileiro.  
  No próximo ano, para não coincidir com as Olímpiadas do Rio de Janeiro, o 44º Festival de Cinema de Gramado será realizado após o período tradicional, que é na primeira quinzena do mês de agosto. O evento será realizado a partir do dia 26 de agosto de 2016.

Ubiratan Júnior, acadêmico do 3º semestre da Universidade Feevale.



Nenhum comentário:

Postar um comentário