terça-feira, 11 de agosto de 2015

Edison Vara comenta sobre o 43º festival de cinema de Gramado

  
Edison Vara, fotógrafo. Foto: Arquivo pessoal Edison Vara

  Com 32 anos de experiência no fotojornalismo, Edison Vara, um dos maiores fotógrafos do Brasil, está presente no tradicional festival de cinema de Gramado neste ano de 2015. Segundo o próprio, ele trabalha no evento desde 1987 e já teve a oportunidade de fotografar diversos artistas, incluindo os atores antigos da Rede Globo. E nos últimos 21 anos, Edison trabalha fazendo assessoria de imprensa para o festival.  
  Edison Vara, de reconhecido trabalho na área dos esportes, principalmente, o futebol, comenta sobre a diferença entre fotografar no estádio e no festival na serra gaúcha, “o futebol é um caso bem à parte para o fotojornalista, já o festival de cinema tem outro enfoque, pois você vai fotografar celebridades no tapete vermelho e na premiação, já o futebol é mais do momento, coisa rápida. São coisas bem diferentes”, afirma.
  Sobre a característica do equipamento do profissional e sua distância para o foco da lente, Edison explica cada situação, “no futebol se trabalha com uma lente grande e de aproximação elevada, já aqui (Festival) não, se trabalha com uma lente zoom, pelo fato de se estar mais próximo do artista”.
  O fotografo não citou um artista preferido que já tenha fotografado nem mencionou um gênero específico que prefira assistir, porém considera no geral todos os trabalhos muito bacanas. E o profissional brincou ao dizer que as pessoas presentes em Gramado o dizem que ele assistiu a todos os filmes, “É muito engraçado quando dizem que assisto a todos, porque eu acabo me envolvendo com a cobertura do evento e o máximo que consigo é pegar os DVDs dos longas e assistir em casa”, comentou.
  Edison está no festival de cinema de Gramado com a sua equipe –são 6 profissionais ao todo- e por dia, são aproximadamente 150 a 200 fotos publicadas. O material é postado no site do fotografo, da Agência Press Photo e as fotos em alta resolução são distribuídas para todo o Brasil e exterior. “Cobrimos todos os momentos do festival. Chegada para credenciamento, tapete vermelho, premiação, Kikitos, tudo praticamente online”, comenta Edison Vara.
  Sobre o evento, ele avaliou o ambiente encontrado, “É um festival muito bom e com foco para o cinema, estou gostando bastante de fotografar porque se interage muito com todos os integrantes dos filmes, desde os diretores até esse pessoal novo que está chegando”, concluiu o renomado e excelente fotógrafo Edison Vara.

Vinícius Carvalho, acadêmico do 3º semestre de jornalismo da Universidade Feevale


Nenhum comentário:

Postar um comentário