quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Marcelo Galvão fala sobre o longa "Colegas"


Foi na noite desta segunda-feira, (13), que foi exibido no 40° Festival de Cinema de Gramado o longa "Colegas", de Marcelo Galvão. O filme, que é o segundo da história do evento a usar o recurso da audiodescrição, aborda a temática da inclusão, tendo na produção e interpretação profissionais portadores de necessidades especiais. "A inclusão entre colegas é algo sempre presente, tem três garotos com síndrome de down como protagonistas, 60 coadjuvantes com síndrome de down no filme e um produtor executivo deficiente visual", contou Galvão.

Foto: Itamar Aguiar
"A partir do momento em que você tem três jovens com síndrome de down atuando e representando outros personagens, você os vê como atores mesmo. Então, isso é incluir" comentou o diretor sobre a inclusão proposta pelo filme. Marcelo também falou sobre a origem da inspiração do filme, que surgiu devido ao seu tio, portador de síndrome de down. "Sempre foi um momento mágico da minha vida, todas as vezes em que ele passava as férias na minha casa, porquê era uma criança em um corpo de adulto". O diretor também deixou claro que o foco não é fazer um filme para falar sobre a síndrome, e sim sobre "o jeito de ver a vida", "com a ideia de passar uma mensagem para as pessoas, de que eles também podem sonhar, garotos como eles podem correr atrás dos sonhos" finalizou Galvão.

O longa, "Colegas", foi exibido às 21:30 do dia 13 de agosto e contou com a presença de 25 pessoas com deficiência visual. O filme está concorrendo na categoria "Longas-Metragens Brasileiros", na mostra competitiva. 

Marcos Roberto Heck
Acadêmico de Jornalismo - 1° Semestre
Coordenação: Christine Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário