quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Arte além das telas

Foto: Jéssica Gutierrez
A aura artística não se faz presente apenas nos filmes concorrentes no Festival de Gramado. Em meio à 40ª edição do evento, artistas de rua marcam presença na cidade, e o flautista chileno Isaías Lautaro é um desses artistas que chamam a atenção dos turistas e artistas que passam pelo local.
Isaias, 24 anos, toca flauta há 12 e vive em Porto Alegre, mas aproveitou esta época de Festival para divulgar seu trabalho na cidade. Flautaro, como é chamado, toca há um ano nas ruas. “Comecei na Bahia, onde morava, porque lá tem muitos povoados turísticos. Toco flauta transversal, que se usa na música de chorinho e na música sinfônica. E a Quena, que é um instrumento Andino”. O flautista está de “malas prontas” para voltar ao Chile. “Minha intenção é curtir e trabalhar, juntar uma grana para poder voltar ao Chile em setembro. Não procuro fama. Meu visto vence também, e quero reencontrar minha família”. Mas, apesar das raízes no país vizinho, o jovem pretende retornar ao Brasil. “Volto para cá, pois aqui estou me enriquecendo muito culturalmente. Estou adorando. As pessoas são muito receptivas”.
Flautaro é mais um dos artistas que levam a vida de forma simples e com o intuito de compartilhar sua arte em troca de valorização quer seja pessoal ou financeira. “Não me obrigo a ficar na rua a vida toda. Vou fluindo, as pessoas me veem na rua e me conhecem, já me convidam para uma gravação ou para um evento e aí vou me introduzindo no mundo cultural da cidade, onde quer que eu esteja. Mas minha base é tocar na rua e não vejo nada de ruim, pois me sustenta”, conclui o músico.

Fábio Osorio
Acadêmico de Jornalismo - 1° Semestre


Nenhum comentário:

Postar um comentário