sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Curtas “#” e “Piove, il film di Pio” concorrem no festival

Arthur Gutilla e André Farias, diretores de "#"

O Festival contou com a presença dos diretores dos curtas "#", Arthur Gutilla e André Farias, e "Piove, il film di Pio", Thiago Mendonça, em coletiva para a imprensa em seu oitavo dia.

"#" (jogo da velha) é uma animação que joga com a técnica de "light painting". Gutilla explica a opção pelo efeito: “Queríamos fazer o filme em "light painting", que é um truque fotográfico. Queríamos explorar isso, mas não queríamos que fosse algo vazio. Pensamos ‘Vamos fazer um cara que grafita com luz e desenha a história da cidade’. A cidade tinha que ser um personagem e o antagonista do filme acabou sendo a própria cidade de São Paulo”, revela o diretor.
Quanto ao título do curta, André Farias explica: “Deixamos uma interpretação verbal, é um símbolo e traduz bem a idéia do filme. Acho que funciona e ainda gera uma dúvida que acaba por ajudar também”.
Thiago Mendonça
Já "Piove, il film di Pio" conta a relação do cineasta italiano Pio Zamuner com o cinema e a Boca do Lixo, lugar que foi pólo da indústria cinematográfica nos anos 1970, em São Paulo. "O Pio era um diretor que vivia rodeado de seus fantasmas. O pessoal da Boca parou de freqüentar o espaço e todo o dia o Pio freqüentava o mesmo botequim e ficava por lá", diz Thiago Mendonça.

Apesar da nacionalidade, Pio viveu a maior parte de sua vida no Brasil e ajudou em muito o cinema nacional em sua época.“Eu queria falar da relação do Pio com o cinema, que é muito bonita. O que me interessava era a paixão dele pelo cinema de viver e transpirar cinema”, conta Mendonça, que ressalta a paixão de Pio pela terra a qual adotou. “A família dele o levou para a Itália e ele voltou para a Boca do Lixo. Ele queria ficar ali até o fim dos dias na Boca do Lixo. Queria mostrar isso no jeito dele de ser e foi a forma que encontramos para mostrar isso”.
Ambos os curtas tiveram exibição na noite de ontem e concorrem na Mostra Curta Metragem.
Texto: Fábio Osório
Acadêmico de Jornalismo – 1º Semestre
Fotos: Luana Petry
Acadêmica de Publicidade e Propaganda - 3º Semestre


Nenhum comentário:

Postar um comentário