quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Diretor e ator do curta “Funeral à cigana” dão coletiva

Fernando Honesko e Germano Melo          Foto: Ana Cristina

Mais uma vez, o dia foi cheio de debates no Festival de Cinema de Gramado. No Salão de debates da Sociedade Gramadense estiveram presentes o diretor Fernando Honesko e o ator Germano Melo, do curta-metragem “Funeral à cigana”, que teve exibição ontem à noite. A produção conta a história de Sandro, cigano que tem de levar o corpo de seu pai recém-falecido à sua terra natal, mas passa por problemas para cumprir com suas tradições.

O elenco conta com dez ciganos, atores não-profissionais, e Honesko contextualiza o filme: “O filme surgiu da ideia de fazer um documentário sobre a cultura cigana. Durante uma pesquisa descobri que seria mais viável fazer uma ficção. E essa ideia trouxe a possibilidade de os ciganos contarem histórias do dia a dia deles, sem contar suas histórias pessoais”, comenta.

Por se tratar de um filme que aborda uma cultura tão peculiar, o diretor revela que teve problemas ao longo do processo: “Desde quando o roteiro nasceu, tive a preocupação de que fosse algo que pudesse acontecer na vida real e isso me gerou um grande problema. Esse foi o grande nó do roteiro”, comenta Honesko, que acabou fazendo do filme uma ficção: “Eles têm muito pouco interesse em participar da nossa cultura, pois têm uma cultura muito própria”.

O ator Germano Melo faz o papel de dois personagens diferentes, o cigano Sandro e o Soldado Rangel, o que pegou o público de surpresa ao revelar na própria coletiva. “Pra mim, não ser reconhecido é o maior elogio que um ator quer receber, porque o ator sempre quer se mascarar, né?”, brinca ele, que compartilha: “Pra mim, foi uma escola o filme, em vários sentidos. Foi um aprendizado porque além de me divertir e me emocionar, eu tive uma integração total com o cinema”.

O curta concorre na Mostra Competitiva curtas Nacionais, que terá sua premiação no sábado, dia 18 de agosto, encerramento do Festival.

Fábio Osório
Acadêmico de Jornalismo – 1º Semestr

Nenhum comentário:

Postar um comentário