sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O mercado de filmes em festivais é tema de conversa no Festival

A Professora Marilha Naccari durante o debate | Foto: Kaliana Passarin

Na tarde hoje a Palestrante e Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina, falou sobre o mercado de filmes brasileiros em festivais e apresentou alguns números seu projeto que fala sobre o tema e está em andamento. Ela estima que será uma longa pesquisa, que chegara a 15 mil linhas.
Marilha, junto ao acadêmico bolsista Alexandre Manoel, está realizando um projeto em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, ANCINE e Fórum de Festivais (onde ela é presidente). A pesquisa tem como objetivo, mostrar quantos filmes brasileiros são exibidos mais de uma vez ao ano, e quantos são exibidos apenas uma vez.
Ela apresentou números que mostram que existem 500 festivais de Cinema no Brasil, mas que muitos são repetidos. Em 84 oportunidades de um filme ser exibido, o primeiro colocado não chegou a 15 exibições, que é o curta metragem “Fuga Animada”, o único longa da lista. “O Menino e o Mundo”, teve apenas 7 exibições, ocupando assim a quinta colocação.
Durante o debate, Marilha foi questionada que um filme ser exibido em um festival apenas não é ruim, o que seria ruim é que no Brasil existem poucas salas de cinema para uma quantidade muito grande de filmes. Ela concordou com a argumentação da repórter e acrescentou, que no Brasil 90% das cidades brasileiras não tem sala de cinemas e que os festivais deveriam ser uma forma de lançamentos dos filmes, para depois ir para os cinemas, mas que a demanda de filmes é muito maior que os poucos cinemas podem suportar.


Raniel Bizarro, acadêmico do  3º semestre de Publicidade Propaganda na Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário