sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Jean Pierre Noher, é homenageado com o Kikito de Cristal

Jean Pierre Noher é o homenageado com o Kikito de Cristal
(Foto: Leonardo Santos/Feevale)
O evento de cerimônia para homenagear o ator francês Jean Pierre Noher com o Kikito de Cristal, ocorreu na noite da última quinta-feira (14), no Palácio dos Festivais em Gramado. Noher já coleciona cerca de 40 filmes em sua trajetória no cinema latino, atuou em filmes como: “Diários de Motocicleta”, “Redentor”, “Un peso, Un Dolar”, “La Mina”, “Chico Xavier” e “O Homem do Futuro”. Além do cinema, o ator conta com interpretações em novelas, como, “Flor do caribe”, “Avenida Brasil” e recentemente, “O Rebu”.

Em 2001, Noher ganhou um Kikito especial no Festival de Cinema de Gramado, por sua atuação no longa metragem “Um Amor de Borges”, que no mesmo ano foi premiado no Festival na categoria principal de mostra estrangeira.

Ainda continuo muito emocionado. Foi muito especial, nunca pensei em receber o prêmio, trabalhamos, mas não pensamos nisso, é apenas uma consequência. Minha carreira praticamente iniciou no Festival de Cinema de Gramado, há 13 anos, quando participei do evento e fui premiado. Agradeço muito ao Festival por novamente receber um prêmio, realmente me sinto honrado” destaca o ator, sobre a homenagem que recebeu.

Noher ainda contou que chegou na tarde de ontem, conferiu apenas o filmes concorrentes que passaram à noite, “Max Uber”, do diretor André Amparo que concorre na categoria Curtas Brasileiros e “Infância”, de Domingos Oliveira, que compete na categoria de Longas Brasileiros. O ator revelou que irá assistir o curta metragem brasileiro, “Carranca”, de Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira, e o longa metragem, “Esse Viver Ninguém Me Tira”, de Caco Ciocler. Ele ainda destacou que, apesar de não ter assistido todas as produções concorrentes, os filmes foram bem escolhidos para essa edição do Festival de Cinema de Gramado, e que, o longa metragem, “A Luneta do Tempo” de Alceu Valença e “A Despedida”, são excelentes concorrentes na categoria. 

O Troféu Kikito de Cristal, foi instituído no Festival de Cinema de Gramado em 2007, com o objetivo  de destacar grandes nomes do cinema latino-americano. A homenagem já foi destinada a grandes personalidades, como: Eduardo Coutinho(2007), Ruy Guerra(2009) e no ano passado, Othon Bastos.



Ubiratan Júnior, acadêmico do 1º semestre da Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário