sexta-feira, 15 de agosto de 2014

As várias visões do festival

Em entrevista aos acadêmicos da Universidade Feevale, a mato-grossense Maria do Socorro, pela primeira vez prestigiando o Festival, foi questionada sobre o que está achando do evento e da cidade de Gramado. Maria do Socorro citou: “a beleza do lugar e a organização do evento são elogiáveis, além da incrível oportunidade de prestigiar algumas celebridades”. Em contrapartida, ela cita o difícil acesso aos locais onde são passados os curtas. Segundo ela, o público que frequenta festival é mais seleto, pessoas mais voltadas para o meio artístico e até que possuem um conhecimento diferenciado sobre o assunto.

Maria do Socorro em entrevista Foto: Leonardo Santos/Feevale
Segurança
Sergio Fraga e Cesar Barbosa fazem parte de um grupo de policiais civis, os quais vêm de diversas partes do estado, reforçando a segurança da cidade durante a semana do festival. Os policiais contam com uma delegacia móvel, além de duas viaturas extras para apoio. Segundo Fraga, que está em sua 5ª operação no festival, são feitos poucos relatos sobre furtos e acidentes, “os cidadãos de Gramado e turistas estão mais conscientes nesta temporada”.
Já Cesar, que está em sua 10ª temporada de apoio, diz que este reforço acaba sendo visto como um símbolo de tranquilidade para visitantes e moradores da cidade, visto que Gramado é uma cidade calma e segura por si só. Para finalizar, os policias deixam um recado às pessoas que pretendem prestigiar o evento, “estamos aqui para trazer mais conforto e segurança para os visitantes”.

Escolas
Em visita a Gramado, os alunos do quinto ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Floresta também puderam apreciar o 42º Festival de Cinema de Gramado. Tendo entre 10 e 12 anos, as crianças relataram estar presenciando uma nova realidade, inclusive conhecendo novas culturas através dos turistas.

No entanto, segundo a diretora da escola, Marcia Weber, a cidade poderia investir mais em projetos educacionais, proporcionando um leque cultural mais amplo e a valorização da arte em si. Ela também citou a pouca divulgação e reconhecimento de curtas-metragens, idealizando a troca de trailers antes dos filmes, para a reprodução de curtas.

Leonardo Santos, Acadêmico do 3º Semestre Universidade Feevale e Eduarda Lazzaretti, Acadêmica do 2º Semestre Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário