quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Paulo Mendonça e Canal Brasil – o cinema vive

O Festival de Cinema de Gramado contou com a presença de Paulo Mendonça, sócio do Canal Brasil, em um painel intitulado “Canal Brasil e o Cinema Brasileiro”. Fundado em 1997, o canal exibe apenas filmes nacionais de diferentes épocas e metragens. Segundo Mendonça, o intuito é não ter um olhar crítico, mas sim um olhar para o cinema brasileiro, prezando pela qualidade e relevância do material. Barbara Paz e Paulo Betti, que participam de programas transmitidos pelo Canal Brasil, estavam presentes na plateia.

Paulo Mendonça | Foto: Larissa Carlosso 

Paulo Mendonça contou a trajetória do canal, as dificuldades em relação a orçamento, grade de programação e estigma do público, já que por muito tempo foi considerado “o canal de filmes velhos”. Ressaltou que o país necessitava muito desse espaço exclusivo de representatividade de seu cinema. 

Ao longo de sua existência, o canal passou por inúmeras dificuldades, chegando perto de fechar as portas nos anos 2000. Foi a partir de 2005, que as coisas começaram a fluir.

Paulo Mendonça | Foto: Larissa Carlosso 
De lá para cá já foram produzidos cerca de 180 shows para diversos artista. Os números são uma ode ao Brasil e sua arte. Ao todo já foram exibidos 4.440 filmes, curtas e longas-metragens e 267 co-produções, assistidos por cerca de 12 milhões de assinantes.
 
Solange Flores – Acadêmica do 6º semestre de Jornalismo Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário