quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A história e a cultura latino-americana no lançamento do livro Hablemos de Cine:

Escrito por Isaac León Frias e Frederico de Cárdenas, o livro Hablemos de Cine foi tema de debates nesta tarde do dia 23 na 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado.

A obra reúne textos e entrevistas dos 52 anos da revista "Hablemos de Cine", retratando a crítica presente no cinema latino-americano, em especial, o peruano. O intuito dos escritores é apresentar a história da cinematografia da América Latina, expondo os marcos sociais e culturais presentes em cada época e despertando o interesse da nova geração de cineastas. 

Isaac León Frias | Foto: Luiza Bangel

Isaac iniciou sua fala contando da alegria que sente em poder explanar a história do cinema da América Latina, enfatizando o processo de pré-produção das obras. Ele contou, também, sobre a sua vontade de conhecer mais filmes de outros países e integrar suas culturas. "Publicamos muitas entrevistas e muitos textos, mas queríamos algo mais analítico. Nosso principal problema era o pouco contato entre os países latino-americanos", disse. 

Isaac León Frias | Foto: Luiza Bangel
O debate foi encerrado com perguntas da plateia para o autor da obra. Dentre as respostas, Isaac contou sobre o seu envolvimento no Festival Internacional Viña del Mar, que comemora 50 anos em setembro deste ano. "O envolvimento dos jovens nos festivais é o que mais me alegra. Minha motivação é lembrar que os novos cineastas estão resgatando suas origens e farão obras magníficas em nome da América Latina".

Eduarda Spanevello, acadêmica do 2º semestre de Jornalismo da Universidade Feevale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário