terça-feira, 22 de agosto de 2017

Mostra de Curtas Estrangeiros Sofre Imprevistos

No quinto dia do 45º Festival de Cinema de Gramado, 22 de agosto, deveria ocorrer a mostra de produções canadenses no Museu do Festival. A mostra denominada Canadá/Programa 3 contaria com a apresentação de cinco curtas animados The Tender Tale of Cinderella Penguin dirigido por Janet Perlman, The Cat Came Back de Cordell Barker, When the Dust Settles de Louise Johnson, Lights for Gita de Michel Vo e The Owl who Married a Goose: An Eskimo Legend produzido por Caroline Leaf, desses apenas os primeiros três foram apresentados a público.

Foto: Débora Wissmann

 A sala do Cine Shangai estava lotada, havia empolgação por parte dos expectadores, contudo devido a problemas técnicos, a programação de apresentação dos filmes do dia 22 de agosto foi alterada, e repassaram as animações do dia 21 de agosto. O disco em que estavam armazenados os filmes não estava funcionando corretamente, possuíam problemas no áudio e na velocidade com que passavam o vídeo.

Foto: Débora Wissmann

The Tender Tale of Cinderella Penguin se traduz em uma versão do conto de fadas, Cinderela, formada inteiramente por pinguins, a animação apresenta um final mais completo para os que prestarem atenção aos créditos. O segundo filme, The Cat Came Back, conta as desventuras de um senhor que ao adotar um gatinho amarelo se vê em uma trama similar a de Tom e Jerry. O terceiro curta e último apresentado, When the Dust Settles, constitui a estória de dois roedores que moram em tocas vizinhas e vivem em "pé de guerra".

Foto: Débora Wissmann
Antes de a mostra começar entrevistamos a curadora do Museu dos Festivais onde a mesma é apresentada. Daniela Schmitt, museóloga, explicou que os filmes apresentados no período da tarde não fazem parte da competição, estão ligados ao festival como forma de integrar as produções do país homenageado, Canadá, na programação do evento. A curadora falou dessa relação entre o Brasil e o Canadá no âmbito cinematográfico e a parceria para a realização do festival: “Como o Canadá é o país parceiro do Festival, que está cada vez mais presente nas produções audiovisuais e animações, estão passando a Mostra Canadá às 15h00 no Museu do Festival e é nesse contexto que se insere a colaboração entre o festival e o museu para homenagear esses filmes”.


Texto: Marina Telles, acadêmica de 2º semestre de Jornalismo da Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário