quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Repare bem – Em busca da preservação e clareza da história do Brasil


Elaborado pelo Instituto Via BR, o documentário Repare bem busca reviver e preservar as memórias dos tempos de opressão do regime militar no país, além de retratar as consequências nas vidas daquelas famílias que foram perseguidas. A obra, que possui a atriz portuguesa Maria de Medeiros como diretora, concorre na mostra competitiva de longas estrangeiros no 41º Festival de Cinema de Gramado.

Mesmo que muitos  acontecimentos tenham se passado em Roma e no norte da Holanda, os depoimentos, que falam sobre o exilio, contam muito sobre a história do Brasil, dos anos 70 até à atualidade.

O documentário foi um dos 19 trabalhos selecionados para contribuírem com a recuperação de arquivos da época da ditadura militar e trás depoimentos de Denise Crispim e de sua filha, Eduarda Ditta Crispim Leite, a primeira é a esposa, a outra, filha do jovem guerrilheiro Eduardo Leite, conhecido como Bacuri.

Denise, ao conhecer Leite, acaba se apaixonando e precisa escolher entre viver escondida com ele ou abandona-lo. Eles ficam juntos, e ela acaba engravidando e leva sua vida discretamente para não ser pega. Quando é encontrada, passa por torturas, porém os militares tomam todos os cuidados para que ela não perca a criança.

Próximo à data de nascimento de Eduarda, num hospital militar e rodeado de polícias, Eduardo Leite, pai da criança, também preso, torturado durante 109 dias, em diversas localidades, Bacuri é assassinado aqui no Brasil.

Com a sua bebé recém-nascida, Denise consegue asilo político na embaixada chilena e de lá viaja para Santiago, onde reencontra seus pais, que lá estão exilados. Porém sua família é novamente capturada em um golpe militar fazendo com que Denise e Eduarda acabam por fugir para a Itália onde Denise reconstrói sua vida e Eduarda cresce como uma jovem italiana.


Alex Seixas – Acadêmico de Jornalismo 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário