Uma parceria
entre a Globo Filmes e a Globo News está procurando e recebendo propostas de
novos projetos para financiar e ajudar na coprodução de documentários. Simone
Oliveira, representante da Globo Filmes, e Renée Castelo Branco, representante
da Globo News, ministraram uma palestra na Sociedade Recreio Gramadense na
tarde de terça-feira, dia 11, onde explicaram o processo de avaliação dos
projetos que serão vistos e da etapa de ajuda na coprodução desses
documentários, além de responder inúmeras perguntas de diretores e produtores.
Em 2013, mais
de 5 milhões de telespectadores assistiram documentários exibidos no canal de
TV por assinatura Globo News. A audiência ultrapassou em 21% a média entre 2013
e 2014. Já que poucos documentários fizeram sucesso durante vários anos, um dos
objetivos da parceria é fazer com que os brasileiros assistam mais documentários
no cinema e na televisão. O documentário “Sobral” levou apenas 4.403 pessoas ao
cinema, mas foi visto por 342 mil pessoas na Globo News, número 70 vezes maior.
Já o documentário “Tim Lopes” teve um público de 1.248 pessoas no cinema, enquanto
isso contou com 117, 71 mil espectadores na Globo News e 5 milhões na
Globo.
A ideia
principal é abranger temas que possam ser vistos pelo máximo número de pessoas
possível, o que seria o caso de temas sociais, culturais, biográficos, políticos
e de natureza. Os projetos serão apresentados para os diretores dos canais e
também precisam ter alguns requisitos como ter uma temática e produtora brasileira,
ser inscrito na Ancine e já possuir um teaser, imagens, ideias e o máximo de
material possível para os avaliadores poderem, além de julgar, preparar novas
ideias em cima do projeto e já pensar em como poder ajudar na produção. Os
orçamentos que serão financiados pela Globo giram em torno de 200 mil a 2,5
milhões de reais. Já são 19 projetos em produção em 2015. Muitos deles estão no
eixo Rio-SP e essa expansão de divulgação é justamente para encontrar projetos
fora desse eixo. Chamadas na Globo News e coberturas jornalísticas também
auxiliaram durante o processo de produção e de divulgação dos documentários.
Simone, da
Globo Filmes, ressaltou o que a Globo pretende com essa ação, “A gente vai
estar ali para dar o suporte e as ferramentas que precisar. Não queremos apenas
colocar a nossa marca, queremos participar”.
Já Renée, da
Globo News, falou sobre o companheirismo e a preocupação em querer ajudar
durante a produção dos documentários que serão escolhidos para serem
financiados, “Se a gente se convencer que vai ficar bacana, vamos entrar mais a
fundo para ver se vai dar certo. A ideia é começar praticamente juntos no
documentário. Não estamos comprando apenas para ocupar espaço na grade de
programação. As pessoas serão quase como se fossem um colega meu de trabalho”,
enfatizou.
Cleisson
Moraes, acadêmico do 1° semestre de Jornalismo
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