Nesta manhã,
a Secretária de Turismo de Gramado Rosa Helena Volk concedeu uma entrevista
para a equipe da Agecom. Ela nos contou como Gramado se prepara para receber um
evento como o Festival de Cinema. Confira a entrevista:
![]() |
Secretária de Turismo Rosa Helena Volk Foto: Mariana Iablonowsky |
– Como a cidade de
Gramado se prepara para sediar grandes eventos como o Festival de Cinema?
A cidade de Gramado tem uma dívida de gratidão
para com o Festival, foi ele que colocou a cidade na mídia Nacional, no
circuito de turismo e cultura e, até hoje, é o evento que mais nos traz mídia
espontânea. Para nós é de extrema importância este evento e nos preparamos
muito para isso. Nós temos em termos de infraestrutura de cidade, entre hotéis
e pousadas, 13 mil leitos e 167 bares e restaurantes, além disso temos um
comércio bastante qualificado e muitos atrativos para as pessoas que buscam,
além do glamour da sétima arte, atividades e entretenimento.
– Qual a expectativa de
público para o último dia do Festival, que acontece amanhã?
Nós sabemos que desde o início do festival já
temos uma grande movimentação na cidade e isso se intensifica a partir da
quinta-feira. Esse movimento é perceptível também pela quantidade de eventos
que acontecem paralelamente ao festival em toda a cidade, como as festas. Nós
calculamos que nos dez dias de evento teremos por volta de 300 mil pessoas em
toda a cidade.
– Em relação a crise
econômica do País, houve algum impacto no Festival de Cinema?
![]() |
Foto: Mariana Iablonowsky |
– Qual a estratégia de
abordagem do “Gramado Inesquecível”,
que é o atual slogan da cidade? O que torna a cidade de Gramado inesquecível
para as pessoas?
Para se construir uma cidade, um destino
específico, as ações devem ser planejadas a longo prazo, e sem possuir
inicialmente uma mídia muito forte e com 34 mil habitantes possuindo um
orçamento proporcional, sendo uma cidade pequena as primeiras iniciativas e
planejamentos são muito importantes. Então, o que se fez; lá atrás, em 1973,
muitas decisões já foram tomadas; o nosso plano diretor já foi instituído com a
altura dos prédios e o estilo arquitetônico, isso fez com que a nossa cidade
não tivesse arranha céus, que todas as casas tivessem um estilo próprio e
adequado ao ambiente; também foi instituída a disciplina de educação para o
turismo em toda a grade curricular da rede municipal de ensino
obrigatoriamente, por tanto o conceito de hospitalidade vem sendo instituído
desde aquela época; depois se fez a lei da cidade limpa e a lei da placa; nós
não temos outdoor em todo o perímetro do município, não só no centro urbano,
isso fez com que a natureza se ressaltasse e tudo que tem aqui foi fruto de
empreendedorismo da nossa gente. Estou contando isso tudo porque foi isso que
que construiu a nossa cidade, mas o grande diferencial que nós temos aqui é a
nossa cidade, o nosso gramadense, aquele que nasceu aqui ou que escolheu a
cidade para morar e entende a grande importância que tem o turismo e que hoje
movimenta 85% da nossa economia, ela gira em torno da movimenta turística. Nós
temos uma cidade limpa, segura, diferenciada e sabemos que temos que tratar bem
o nosso turista. Entendemos que o turismo é a arte do encantamento, e quando a
pessoa viaja ela quer encontrar isso; eu acho que as pessoas quando vem a
Gramado saem daqui encantadas, e é por isso que a cidade se torna inesquecível,
aqui o turista é Rei!
Vanessa Garcia,
acadêmica do 9° semestre de Relações Públicas da Universidade Feevale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário