quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Curadores do Festival de Cinema de Gramado falam sobre o avanço do cinema brasileiro e latino-americano no Festival

Curadores do Festival de Cinema de Gramado| Foto: Nicolas Secco


A cada ano, a curadoria do Festival de Cinema de Gramado realiza um trabalho quase contínuo para a seleção dos filmes que participarão da competição. Neste ano Rubens Ewald, que participa desde a quarta edição do evento, Eva Piwowarski e Marcos Santuário, curador há 8 anos, são os responsáveis por esta tarefa dentro do Festival. A equipe faz o contato com realizadores e produtores de festivais no Brasil e no exterior muito antes do período das inscrições, para saberem o que está sendo produzido.
Todas as produções são assistidas pelos curadores e, posteriormente, as melhores são selecionados. A curadoria também faz a escolha de quem participará do júri, que fará a avaliação dos filmes com base nas categorias estabelecidas. Marcos Santuário destaca a importância de ter profissionais de diferentes áreas no corpo de jurados. “O júri é composto por um diretor, um ator, um distribuidor, um exibidor, um produtor para ter a cadeia produtiva do cinema”.
Ao longo dos anos vem aumentado a performance do cinema brasileiro e latino-americano, tem mais filmes sendo produzidos e nisso tem melhorado a qualidade dos filmes”, pontua Santuário. Já Rubens considera o tradicionalismo da cidade de Gramado como um fator importante para a consolidação do Festival como um dos melhores do país.


Amanda Ferreira, Jade Guimarães e Júlia Felizardo | Acadêmicas dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário