quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Festival de Cinema apresenta produções italianas


Produtor Tommaso Mottironi | Foto: Caíque Cardozo

Em 2017, o Festival de Cinema de Gramado decidiu abrir um espaço dedicado exclusivamente a um país específico. O primeiro homenageado foi o Canadá, e nesse ano é a vez da Itália ser representada no Festival com os filmes Hotel Gagarin e Made in Italy. O evento foi organizado em parceria com o 8 ¹/2 Festival e será realizado nestas quinta e sexta-feira (23 e 24).
Tommaso Mottironi, um italiano que vive aqui no Brasil há alguns anos, é o produtor executivo do 8 ¹/2 Festival do Cinema Italiano e falou sobre como a ideia da Mostra Itália surgiu: “É uma parceria que começou no ano passado. A gente trouxe um filme antes do nosso festival anual (8 ¹/2), e meio na brincadeira surgiu a oportunidade da Itália ser o país convidado do Festival de Gramado. Então fizemos força para a Itália ser presente porque a área é muito rica de ascendência Itália, existe essa identidade cultural.
Na tarde de hoje (23), no teatro Elisabeth Rosenfeld, foi exibido Hotel Gagarin, de Simone Spada. O longa de 94 minutos conta a história de cinco italianos que buscam sucesso e são convencidos por um produtor a gravar um filme na Armênia. Mas ao chegarem a um hotel na floresta, uma guerra explode e o produtor foge com o dinheiro. “A ideia nesse filme é, a partir de um golpe, criar uma recuperação para um grupo de pessoas que estão desencantadas com suas atividades profissionais, com o mundo do cinema... tentar encontrar de novo a mágica de fazer cinema” comenta Mottironi.
Roger Lerina, jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) esteve presente para a exibição de Hotel Gagarin e comentou sobre as expectativas: “Esse evento é associado ao Festival 8 ¹/2, um festival de cinema italiano que já acontece há alguns anos em Porto Alegre. E aí passam vários filmes da nova produção da Itália. Então acho super bacana que o país homenageado seja a Itália pela sua produção cinematográfica. Eu não vi Hotel Gagarin ainda, mas estou super curioso. É um grande acréscimo para o Festival de Cinema de Gramado”.
Nessa sexta (24), também no Teatro Elisabeth Rosenfeld, será exibido Made in Italy, de Luciano Ligabue. A entrada é gratuita para todos.


Dário Gonçalvez | 7º Semestre de Jornalismo 



Nenhum comentário:

Postar um comentário