quarta-feira, 10 de agosto de 2011

“Aceita cartão?”


A variedade gastronômica de Gramado é uma das características mais marcantes da cidade. Para qualquer lado que se olhe não é dificil encontrar restaurantes, cafés e lancherias com cardápios para todos os gostos. Mas será que os clientes também encontram opções na hora de pagar? Muitos restaurantes aceitam apenas pagamento em dinheiro.
O Restaurante Empório da Colônia, no centro de Gramado, comercializa cerca de 400 almoços. Segundo a proprietária, Débora Benetti, o local nunca ofereceu o serviço de pagamento com cartão. “Eu nunca aceitei cartão de crédito ou débito aqui. Os outros restaurantes do entorno também não aceitam, por isso eu não pretendo colocar’, explica Débora.
Se para o Empório da Colônia a questão central é a concorrência, para o Restaurante Kilo e Kilo, também no centro de Gramado, o fator determinante são os custos envolvidos. “Teríamos que aumentar o preço do almoço por causa da taxa do cartão, então preferi retirar essa opção”, explica o proprietário, Juvenil dos Santos. Na opinião do empresário, o alto custo das taxas cobradas pelos bancos  faz com que muitos restaurantes desistam de oferecer o serviço de pagamento com cartões.
No meio dessa gangorra de prós e contras estão os clientes. O turista Gilberto Sarmento, de São Leopoldo, dificilmente sai de casa com dinheiro na carteira. “Ate já deixei de frequentar locais por não aceitarem cartão’, revela. A moradora de Gramado, Fernanda Stürmer, também é adepta dessa modalidade de pagamento. “Uso muito cartão de crédito e acho fundamental que os estabelecimentos ofereçam essa opção aos clientes”, salienta a moradora.
Os fatos mostram que existe uma insatisfação crescente entre turistas e clientes locais em relação ao assunto. A maioria vê a não aceitação do cartão como um empecilho ao consumo. Vale ressaltar que Gramado é um municipio que vive do turismo, onde grande parte dos visitantes realiza pagamento com cartão. E pelo visto, ainda falta muito para que um consenso sobre o tema seja estabelecido sem perdas para ambos os lados.
Caroline Richter – Acadêmica de Jornalismo – 8º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário