segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Políticas públicas para o audiovisual são tema de debate no Festival de Cinema de Gramado

Foto: Mileni Hartmann

Em busca da expansão do mercado audiovisual no Brasil, políticas públicas para a área foram pautas de debate no 44º Festival de Cinema de Gramado. Representantes do setor, como Manoel Rangel, da Ancine, e Carem Abreu, do Congresso Brasileiro de Cinema, reuniram-se nesta segunda-feira (29), para um momento de troca de ideias e compartilhamento de experiências. A atividade iniciou às 14 horas, na sala de debates da Sociedade Recreio Gramadense.
Aspectos como a busca pelo crescimento em todos os segmentos, da TV paga às salas de cinema, a universalização do acesso da população aos serviços e a ampliação da produção de conteúdo audiovisual brasileiro foram discutidos. Entre os objetivos, evidenciaram-se as junções necessárias entre regulação e estímulo, fomento e subsídio para as obras. “Com essa finalidade, o Brasil pode se tornar capaz de expressar-se através do audiovisual, plural e múltiplo da forma que ele é”, sublinha Manoel.
Por outro lado, foram apresentados dados como os mais de 95% de parque exibidor já digitalizado no país, mais de 20 mil pequenos negócios relacionados ao audiovisual funcionando em múltiplas cidades, 0,57% de parcela do PIB (Produto Interno Bruto) e a 12ª colocação em todo o mundo como produtor audiovisual, que mostram que o crescimento no Brasil vem sendo consolidado nos últimos anos.

Entre os participantes, pode-se citar também a presença de Vitor Hugo, da Secretaria de Estado da Cultura do RS, Milena Evangelista, da Secretaria de Cultura de Pernambuco e Steve Solot, do Rio Film Commission. A mediação ficou por conta de Roger Lerina: “O painel foi multifacetado e mostrou os problemas e demandas atuais do nosso audiovisual”, concluiu Lerina, antes da abertura para as perguntas do público.

Bianca Dilly, acadêmica do 6º de Jornalismo na Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário