![]() |
Foto: divulgação |
Na
manhã desta segunda-feira a equipe da AGECOM entrevistou um dos curadores do
44º Festival de Cinema de Gramado, o jornalista e crítico de cinema Rubens
Ewald Filho.
Crítico
de cinema há mais de 40 anos, Ewald Filho comenta que o cenário no qual a
imprensa está vivendo é muito peculiar, pois o sistema tradicional está sendo
substituído por novas formas de comunicação. Na visão do curador, hoje os blogs
são mais importantes que os impressos. Retrato disso são os cortes que vem
acontecendo no quadro de funcionários de grandes órgãos de imprensa. “A cada dia, o que você ouve : cortaram 20 aqui, 15 ali. O jornal Estado
teve outro corte recente, a Folha teve um corte recente. Então se torna
praticamente impossível exercitar uma profissão nesse feitio. Então vai exigir
de você uma habilidade de sobrevivência com coisas novas. ”, salienta Ewald.
Sobre
a desvalorização da profissão de crítico de cinema, Ewald Filho cita uma
pesquisa realizada nos Estados Unidos onde existem 140 críticos registados pela
imprensa, número muito baixo visto o tamanho país. Essa desvalorização, de
acordo com o crítico, tem a ver com o crescimento de influenciadores digitais
que tratam sobre cinema. O curador reforça que nessa área, o sucesso é fugaz. “Hoje
está em alta e amanhã não está”.
Para
quem deseja seguir a carreira de crítico de cinema, é necessário que se estude
e conheça cinema. Além disso, Ewald Filho explica que é importante escrever em
um blog, pois esse é um grande exercício. “Primeiro descobrir e segundo
descobrir a maneira de expressar, de se dirigir às pessoas e encontrar o seu
caminho. Não importa se tenha formação ou não, o que vale é a intenção, a vontade
e o seu talento a desenvolver”, destaca o crítico
Para
finalizar, o jornalista comenta que a maior ousadia do Festival de Cinema desse
ano foi trazer uma comédia (‘O Roubo da Taça’), o que não acontecia antes. Isso
atrai mais público para o Festival e consequentemente para cidade de Gramado.
Rafaela Peixoto, acadêmica do 8º semestre de Publicidade e Propaganda na Universidade Feevale
Nenhum comentário:
Postar um comentário