Frederico Mendina Foto: Alex Seixas |
Na tarde desta quinta-feira, 16 de agosto, às 15 horas, ocorreu a exibição da Mostra Especial do Cinema Gaúcho - Xico Stockinger, de Frederico Mendina. O documentário apresenta toda a história do artista plástico Francisco Stockinger, que se destacou como um dos maiores escultores do país.
O diretor do documentário destacou que a cultura é um dos principais valores do Brasil. ”Eu acredito muito no Brasil, eu acredito muito na produção artística do Brasil. Faz alguns anos que o principal produto de exportação brasileiro em termos de retorno financeiro, é a cultura, a arte. E no entanto só se fala de soja, arroz e trigo”.
Ainda sobre a valorização da nossa cultura, Mendina comentou a perda de grandes nomes que merecem ser valorizados, mas que não receberam documentários. E como surgiu a ideia de criar o atual longa. “Eu conheci o seu Xico, sua família e acabei começando a gerir a ideia”, destacou.
Este é o primeiro longa-metragem de Frederico, que falou dos desafios que enfrentou. “A principal dificuldade é por ser iniciante, você sendo iniciante não conhece o caminho das pedras. Depois que você pega o ritmo, não é que a coisa fica mais fácil, mas ele não fica mais sofrido.”
“É aquilo que o seu Xico fala, que você tem um sonho, ai você vai correndo atrás e daqui a pouco está ai, se materializou e as pessoas estão compartilhando o teu sonho, conversando sobre ele. E o teu sonho não é mais teu, ele é público.” finalizou Mendina.
Marcos Roberto Heck
Alex Seixas
Acadêmicos de Jornalismo - 1° Semestre
Nenhum comentário:
Postar um comentário